O que aí vem:

Jan19 Cerimonia de Abertura: Guimarães 2013 Cidade Europeia do Desporto

Xan29-Fev3 'Eoloh' (novo circo - 'Los artistas provienen del Cirque du Soleil y de espectáculos de circo de primer nivel mundial') - Teatro Centro Cultural Novacaixagalicia / Vigo

terça-feira, 19 de abril de 2011

Abr23 Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

«O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autónoma da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.» in Wikipedia

Book Crossing: "é um movimento que «visa transformar o mundo inteiro numa biblioteca. Os bookcrossers são pessoas que gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados, e lidos, por outros."

Neste dia decorrem várias e interessantes actividades, algumas das quais relacionadas com Book Crossing:
(sujeito a atualização permanente
  • Iniciativa da LER nos jardins de Lisboa e Porto: "Para assinalar o Dia Mundial do Livro (23 de Abril), várias edições da LER (e um ou outro livro) serão espalhados pelos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, da Estrela e de São Pedro de Alcântara (Lisboa); e também em Serralves, no Palácio de Cristal e no Jardim do Passeio Alegre (Porto). Nós deixamos as revistas (e um ou outro livro). Em troca, só pedimos que os leitores nos enviem um e-mail a contar a descoberta"
  • Porto: "Troque o seu livro por outro Livro e renove a sua colecção. Neste dia pode deixar os seus livros e levantar outros sem qualquer custo associado nos seguintes pontos de encontro:
    - Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    - Biblioteca Pública Municipal do porto
    - Casa do Infante
    - Museu romântico da Quinta da Macieirinha
    - Museu do Vinho do Porto
    (Os livros deverão estar em bom estado e não se aceitam manuais escolares)
    Inf. Adicional: 228081000 bib.agarrett@cm-porto.pt " CM Porto
  • Valorização do dia Mundial do Livro, com leituras e temas diversos / Penafiel
  • No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, iniciou-se esta semana "a segunda fase dos Novos Talentos FNAC Literatura, na qual podes eleger os 5 melhores contos! Vota até 31 de Maio e habilita-te a ganhar tablets e livros. Sabe mais em http://www.ntf-literatura2011.com/  "

  • Povoa de Varzim: 'A Biblioteca Municipal promove [...] a iniciativa Faça compras, receba livros!, integrada no evento Livros na Rua. Assim, no dia 23, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 19h00, por cada dez euros de compras nas lojas aderentes dessa Associação, será oferecido um cupão, que permite levantar gratuitamente, um livro de edição municipal, no espaço da Biblioteca Municipal situado na Rua da Junqueira, n.º 13'


E nada como celebrar do melhor e mais simples modo, aproveitando para começar a ler um livro!

Sem comentários:

Enviar um comentário