O que aí vem:

Jan19 Cerimonia de Abertura: Guimarães 2013 Cidade Europeia do Desporto

Xan29-Fev3 'Eoloh' (novo circo - 'Los artistas provienen del Cirque du Soleil y de espectáculos de circo de primer nivel mundial') - Teatro Centro Cultural Novacaixagalicia / Vigo

terça-feira, 12 de abril de 2011

Abr18 Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Tema "Água: Cultura e Património" (Abr16-17 Iniciativas várias)


"O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.
Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover o estabelecimento de uma ligação efectiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Assim, através desta data comemorativa, pretende‐se celebrar o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

Este ano, o tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é Água: cultura e património. A água constitui um bem essencial à vida e tem influenciado, de forma decisiva, a actividade humana. Indispensável como meio de subsistência, fonte de energia e matériaprima, tem sido um recurso utilizado para os mais variados fins – circulação e transporte, agricultura, indústria, aplicações terapêuticas, higiene, recreação e lazer, entre outros ‐, condicionando a evolução das sociedades, a sua distribuição geográfica, e influenciando os ambientes naturais, culturas e paisagens."

O IGESPAR à semelhança de anos anteriores, apresenta uma programação entre os dias 16 e 18 de Abril, que inclui um conjunto de actividades atractivas ao público organizadas pelas entidades públicas e privadas que se associaram a este evento.

Esta segunda versão já inclui muitas iniciativas a nivel nacional de entidades que aderem a esta iniciativa.
A seguir enumeram-se algumas das iniciativas no norte de Portugal, algumas das quais já incluidas no programa, outras (ainda) não:
(sujeito a atualização permanente)
  • Abr15/18 - Abr15 Conferencia “Águas públicas e património em Lousada – da história local à memória” e Abr18 Percurso didáctico num troço do Rio Sousa (acompanhada pelo Eng. Pedro Teiga - Univ Porto) / Lousada
  • Abr16 Visita guiada à Central dos Caniços / V.N. de Famalicão
  • Abr16 Visita guiada ao Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e Azenhas de D. Prior (moinhos de maré) – Parque Ecológico da Cidade / Viana do Castelo
  • Abr16-18 Visitas guiadas ao Convento de Vilar de Frades, em Areias de Vilar, e diversas caminhadas seguindo o percurso cultural e paisagístico referenciado naquele roteiro / Barcelos
  • Abr17 Visita guiada a Sistemas de Rega Tradicionais / Trofa
  • Abr18 Câmara de Fafe comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com o lançamento da obra "Águas públicas e sua utilização no Concelho”
  • Abr18 (data de inicio) Exposição “Água e Património” - Arquivo Municipal Alfredo Pimenta / Guimarães
  • Abr18 Visitas gratuitas à Torre do Relógio e Visitas guiadas ao Centro Histórico de Caminha
  • Abr18 Distribuição de Separadores de livros aos turistas e visita ao Parque Urbano do Rio Fresno / Miranda do Douro
  • Abr18 Vários percursos e visitas guiadas / Porto
  • Abr16-17 Várias caminhadas alusivas a esta efemeride disponiveis para consulta na publicação anterior deste blogue
Boas visitas!

Sem comentários:

Enviar um comentário