O que aí vem:

Jan19 Cerimonia de Abertura: Guimarães 2013 Cidade Europeia do Desporto

Xan29-Fev3 'Eoloh' (novo circo - 'Los artistas provienen del Cirque du Soleil y de espectáculos de circo de primer nivel mundial') - Teatro Centro Cultural Novacaixagalicia / Vigo

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Gaia: Encontrados vestígios de fortificação portuária romana


No Parque Biológico de Gaia, e tal como noticiado,  «Os especialistas escavaram numa área no alto do parque do Castelo (na cota mais alta do cabeço) e na praia de Favaios, junto ao Douro», já sendo «possível confirmar que, de facto, existiu uma construção (uma espécie de fortificação romana) no alto do Castelo que teria como função o controlo das travessias do Douro. Certo é que esta campanha (à qual deverão seguir-se outras) prova a importância e o valor da estação arqueológica do Castelo de Crestuma na história do Vale do Douro nos períodos tardo-romano e altimediévico até à Idade Média.».
Ainda segundo o mesmo diário, «Os alinhamentos de construções, descobertos no subsolo do Parque do Castelo, continuarão à vista. Para que os utentes possam compreender as descobertas, será colocada informação que incluirá uma planta muito sumária do núcleo de construções que terá existido naquele local» in JN

De notar que o local era já tido em anos anteriores (e desde a sua aquisição por parte da autarquia há 10 anos) alvo de atenção por parte dos arqueólogos responsáveis, tal como registado em entrevista pelos mesmos ao Público em 2009: «"Era uma antiga quinta, de particulares, abandonada há décadas, mas nos tempos históricos terá tido um castelo e um mosteiro medievais", afirmou Nuno Gomes Oliveira. Antes disso, na época romana, a zona terá sido "um entreposto que recebia barcos de Roma e da Grécia, trazendo cerâmica".»

Fica igualmente a sugestão de o visitar, por motivos arqueológicos e não só! (fauna, flora, actividades diversas, exposições, percursos pedonais, etc)
Poderá ser consultada uma brochura que já mencionava o interesse arqueológico do sítio, bem como todas as informações disponiveis no site oficial do parque.


Sem comentários:

Enviar um comentário