O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council , uma organização não-governamental fundada em 1948 sob o patrocínio da UNESCO, com o objectivo de promover os valores da paz e da amizade por intermédio da música. Passadas mais de três décadas, a data continua a ser assinalada em todo o planeta.
Em Portugal há muitas iniciativas para este dia, muitas das quais até se prolongam. Aqui ficam algumas sugestões seleccionadas:
- Out1 Porto - Casa da Música organiza «Operação Stop» com concertos gratuitos por toda a cidade
- Out1 Porto - Poema Sinfónico para 100 Metrónomos no Mosteiro de São Bento da Vitória (19h/21h/22h) Gratuito
- Out1 Porto (Aldoar) - Coração Chopin (recital encenado) por Castro Guedes, com a participação do pianista francês Sébastien Dupuis e do actor Ivo Bastos no papel de Chopin
- Out1 Paredes de Coura - Rita Barbosa com concerto de Guitarra Clássica (2 EUR)
- Out1 Braga - concerto “Ópera, Canções e Jazz” pela Orquestra do Norte, no Theatro Circo (12 EUR)
- Out1 Aveiro - Camané apresenta o novo álbum "Do Amor e dos Dias"(12-16EUR)
- Out1 Faro - Sequeira Costa um dos maiores pianistas portugueses apresenta «Os Dias de Chopin»(20-25EUR)
- Out1 Guarda - TMG convida o maestro António Victorino d’ Almeida «para um concerto e dois dedos de conversa» (5EUR)
- Out1 Crato (Mosteiro de Flor da Rosa): António Pinho Vargas ao piano com «Solo II» (5 EUR)
- Out1-5 Guimarães promove uma série de concertos gratuitos
- Out2 Lisboa - Música nas Praças : Concertos Promenade em vários espaços da cidade, das 15h00 às 23h00 (Gratuito).(Dia Mundial da Música/Comemorações para o Centenário da República)
- Out1/2/4 Tangos e Tragédias regressam a Portugal para três espectáculos em Sintra (Out1), Caldas da Rainha (Out2) e Águeda (Out4). «Entre música, teatro e humor, o público é chamado a participar na história que rodeia duas peculiares personagens: o maestro Plestakaya e o violinista Kraunus. [...] A bagagem destes artistas vem cheia de 25 anos de encenações perante mais de um milhão de espectadores, em países como Brasil, Argentina, Equador, Colômbia e Espanha. Nico Nicolaiewsky é o enérgico e emotivo maestro. Hique Gómez dá corpo à humildade e subserviência do violinista. » in Publico
Sem comentários:
Enviar um comentário