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quarta-feira, 23 de junho de 2010

A carroça à frente dos bois

Numa altura em que Governo se prepara para (precipitadamente) aplicar uma taxa na (ex)SCUT A28, e não considerando aqui todas as questões já levantadas, eis que surge mais uma «pequena» grande questão:
Foi preciso na Galiza se lembrarem daquilo que aparentemente mais niguém viu relativo a uma circulação inter europeia.
De outro modo: quando algum de nós se desloque de carro à Galiza ou a outra região da Europa, passa-nos pela cabeça ter de alugar (caução = 50 EUR)  ou comprar(!) propositadamente um equipamento para  poder circular e pagar alguns euros de portagem?

Ora é o que parece que vai acontecer a quantos na Galiza (e imagine-se quantos turistas de outras proveniências!) se deslocam ao nosso país para fazer compras (nomeadamenta o IKEA), passar o seu lazer e utilizar o Aeroporto do Porto.

«La Xunta pide a Portugal que aplace el cobro de la autovía Vigo-Oporto
[...] a fórmula para hacer frente al peaje, que resulta compleja y puede provocar multas y sanciones en los conductores gallegos que transitan por la vía entre Vigo y Oporto, muy concurrida durante todo el año
[...]
Los gallegos, la mayoría vigueses, que realicen un viaje Ikea, que acudan a efectuar otras compras o se dirijan al aeropuerto de Oporto tendrán que, primero comprar el ‘chip’, del que le serán automáticamente descontados 4,5 euros por la ida y la misma cantidad a la vuelta. El Gobierno luso descartó instalar el sistema de cabinas, en las que los conductores recogen la tarjeta y pagan con ella al final del trazado, al considerar que conllevaría la contratación de personal para realizar los cobros. En principio, los conductores tendrán que alquilar el telepeaje en una gasolinera, que incluye un gasto por el importe que decida el conductor. Por tanto ir a Oporto y volver supondrá 50 euros de garantía por el chip y nueve euros más por el peaje» in Atlantico

Onde está a visão global de longo prazo e um estudo rigoroso do impacto de uma medida destas?
É caso para dizer que quando algo não está bem (muito para além da actual crise) e quando as vistas são curtas, assim se vai...empurrando a carroça!

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