«O Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa do ICOM (Conselho Internacional de Museus da UNESCO), celebra-se em todo o mundo no dia 18 de Maio, este ano sob o tema “Museus e Harmonia Social”.
Em Portugal, nos últimos anos, o mês de Maio tem vindo a associar-se na opinião pública aos museus devido a esta importante celebração, a que acresce a Noite dos Museus, que se comemora este ano no dia 15 de Maio, no Sábado anterior ao Dia Internacional dos Museus.
Com estas celebrações, os Museus e Palácios do IMC assim como os Museus da Rede Portuguesa de Museus proporcionam aos visitantes actividades de dinamização cultural criativas, pluridisciplinares e transversais, que estimulam o conhecimento e a aproximação dos diferentes públicos aos patrimónios e regiões dos Museus e Palácios. » ipmuseus.pt
Poderá consultar aqui várias iniciativas a nivel nacional, muitas das quais se prolongam para além destas datas.
Destacam-se também mais algumas iniciativas divulgadas a nivel local, tais como:
- Em Lisboa por esta altura o Museu Nacional dos Coches celebra 105º aniversário igualmente com vários eventos
- No Porto pode consultar aqui mais inciativas (incluindo, por ex actividades em Serralves)
- Em V.N. Famalicão, duas iniciativas se destacam:
- Museu Casa de Camilo que promove dia 13 às 20h uma caminhada camiliana: «Durante o trajecto realizar-se-ão pequenas teatralizações de obras de Camilo, acompanhadas de algumas agradáveis surpresas.»
- Museu Bernardino Machado/Museu Soledade Malvar organizam para o mesmo dia 13 a «“Festa no Museu Bernardino Machado”, com a participação dos djays André Pinto e Toninho Nouracom»
Também na Galiza se celebra esta ocasião, da qual se deixa um conjunto de sugestões interessantes em Vigo (entrada livre):
- Mai18 Xacemento de O Castro (Monte do Castro) «terán lugar dúas teatralizacións de como vivían os habitantes do poboado castrexo hai dous mil anos»
- Mai19 Museu Verbum (20h30) «concerto do programa Duplo R horas, organizado polas Concellerías de Cultura e Xuventude, no que se amosará a relación dunha tradición histórica como a regueifa e un movemento actual como o rap»
- Mai20 Casa das Artes (C/ Policarpo Sanz, 15) «se desenvolverá unha actividade vinculada ao Arquivo Pacheco»
- Mai21 22h «o xacemento de Toralla será o escenario no que terá lugar un concerto de arpa a cargo de Lulavai, "un grupo de gran proxección musical en Vigo e Galiza"»
- Mai22 «o pazo e os xardíns de Castrelos acollerán dúas visitas teatralizadas, ás 17.30 e ás 20.30 horas, "coa presenza da propia marquesa", asegurou o concelleiro de Patrimonio Histórico. Neste sentido animou aos visitantes a participar na iniciativa vestidos con roupa de época, co obxectivo de que se identifiquen coa vida do pazo. » C. Vigo
Boas visitas!
Sem comentários:
Enviar um comentário